Golpistas atuam através de sites fraudulentos que imitam portais oficiais do governo.
Em todo país, Microempreendedores Individuais (MEIs) são vítimas de um novo golpe no momento da emissão do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS). O DAS é uma guia que os MEIs precisam pagar todo dia 20, para garantir seus benefícios previdenciários e ficar em dia com os impostos.
Golpistas imitam o Portal do Simples Nacional, plataforma oficial onde os MEIs devem emitir o DAS. Esses links falsos aparecem em plataformas de pesquisa, como o Google, com a aparência de serem legítimos.
Ao acessar essas páginas, o MEI é levado a emitir guias falsas, com valores que simulam a cobrança do DAS, incluindo valores adicionais e parcelas vencidas. O pagamento dessas guias é, na verdade, direcionado para os golpistas, que usam as informações coletadas para fraudar o sistema e enganar o empreendedor, fazendo-o acreditar que suas obrigações fiscais estão em dia.
Outro método bem comum, é aproveitar da falta de conhecimento dos empreendedores e emitir cobranças falsas nas faturas de serviços, como a energia elétrica. Houveram casos em que as empresas foram induzidas a pagar suas guias através de faturas da Celesc, uma prática que não existe.
Para o presidente da Associação Empresarial de Rio Negro, Douglas Dias, um dos problemas que os MEIs enfrentam é a falta de uma rede de apoio, diferente das micro empresas, por exemplo, que contam com os serviços de contadores, os MEIs fazem todo o trabalho sozinhos.
“Normalmente estes processos geram muitas dúvidas e envolvem muita burocracia, o que acaba induzindo ao erro no momento em que esses serviços são necessários. Quero ressaltar que a ACI Rio Negro está à disposição dos empreendedores que precisarem de auxílio nessas questões burocráticas”, destacou.
Ainda segundo Douglas, além dos serviços de formalização aos MEIs, a ACI Rio Negro também presta orientação em relação à emissão de boletos mensais, de taxas, de notas fiscais, emissão da declaração anual de faturamento e outros serviços para o melhor auxílio possível aos empreendedores.