No total, dívidas atrasadas somam R$ 193 bilhões.
Empresas brasileiras enfrentam cenário financeiro preocupante. Levantamentos da Serasa Experian indicam que o país ultrapassou a marca de 8 milhões de empresas inadimplentes.
Segundo a Serasa, o aumento da inadimplência está ligado ao custo elevado do crédito, à desaceleração do consumo e aos efeitos acumulados de dívidas antigas. Em maio, o total de companhias negativadas já ultrapassava 7,7 milhões. Na comparação anual, foram 1,1 milhão de CNPJs incluídos na lista de inadimplência.
O indicador considera inadimplente a empresa que possui pelo menos um compromisso vencido e não pago, apurado no último dia do mês de referência.
O grupo das pequenas e médias empresas foi o mais impactado pela inadimplência, segundo o indicador. Elas representam 7,6 milhões do total de CNPJs afetados. Juntas, as pequenas e médias empresas concentraram 54 milhões de dívidas negativadas, somando R$ 174,1 bilhões.
As entidades do setor alertam que, embora alguns segmentos apresentem sinais de retomada, o número de CNPJs com contas em atraso continua em patamar recorde. Para especialistas, a recuperação das empresas depende da melhora do ambiente econômico e de condições de crédito mais acessíveis.