Palestra sobre gestão de turismo organizado pela Associação Empresarial de Rio Negro marcou o lançamento do Acelera Rio Negro - Um super feirão de veículos, que terá entre os apoiadores a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Rio Negro e o Sesc/Senac.
A palestra foi ministrada pela turismóloga Luiza da Siva, e teve como tema: “Gestão de Turismo 360º: o empreendedor, o negócio, o turista e o destino.
Segundo Luiza, o turismo é uma atividade essencial para o desenvolvimento dos municípios, não apenas do ponto de vista econômico, mas também cultural, histórico e social. Para ela, Rio Negro possui uma história e cultura ricas que precisam ser resgatadas, através de um olhar mais profissional. “A cidade também tem uma ótima localização geográfica, estando na Região Metropolitana de Curitiba e na Rota do Pinhão. Este poderia ser um bom atrativo para a cidade, afinal, o pinhão pode ser explorado de diversas formas, seja na gastronomia, na questão ambiental ou no artesanato”, pontua.
Ainda de acordo com Luiza, outra forma de alavancar o turismo da cidade é investir na economia criativa. “Precisamos de profissionais que pensem em estratégias criativas para resgatar histórias, receitas e trabalhos artesanais. Temos tantos artesãos pelo interior da cidade que estão esquecidos e que só precisam de um incentivo para serem mais reconhecidos”, disse.
A turismóloga acredita que a cidade também precisa pensar em estratégias para aproximar as novas gerações do turismo histórico e cultural. “Tudo depende da forma como a cidade se comunica com os mais jovens. Com uma comunicação diferenciada e mais lúdica, é possível resgatar a história e atrair o interesse e a curiosidade dos mais jovens para o assunto”, destaca.
Confira a entrevista cedida ao Riomafra Mix