O bom atendimento, a qualidade do produto, as promoções e descontos e a confiabilidade da loja são determinantes aos consumidores paranaenses na hora de fazer as compras de Natal. Isso é o que mostra a pesquisa contratada pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) ao grupo Datacenso, divulgada nesta quarta-feira, 13, sobre a expectativa de compras neste Natal. A coleta dos dados foi realizada por telefone entre os dias 1º e 5 de dezembro de 2023, com 603 consumidores nas cidades de Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, Maringá, Cascavel, Londrina e Francisco Beltrão
Levantamento contratado pela Faciap mostra que o paranaense pretende gastar em média R$ 155,00 com o presente de Natal.
Comércio de rua
De acordo com o estudo, a valorização do comércio de rua continua em alta. A pesquisa mostra que cerca de metade dos consumidores pretende fazer compras em lojas físicas de rua, sobretudo os de Francisco Beltrão e Guarapuava. Já em Curitiba e Maringá, a maioria pretende comprar pela internet, principalmente os consumidores da faixa entre 18 a 25 anos. Enquanto na faixa de 26 a 35 anos há um equilíbrio entre loja física de rua e internet. Ainda na capital paranaense, 53% dos consumidores pretendem comprar em shoppings, sendo parte significativa com mais de 55 anos.
Ticket médio
A pesquisa mostra, também, que o consumidor paranaense pretende gastar em média R$ 155,51. Além disso, destaca que os consumidores de Ponta Grossa, seguidos pelos de Cascavel são os que mais vão gastar com as compras. Já os de Londrina e Guarapuava são os que pretendem desembolsar menos. Mais da metade dos consumidores paranaenses entrevistados pertencem ao gênero feminino, com faixa etária entre 26 a 35 anos, seguido de 36 a 45 anos.
Forma de pagamento
A forma de pagamento a ser utilizada pelos paranaenses, neste natal, será o cartão de crédito parcelado (33%), seguido pelo pagamento à vista (25%) e PIX (15%).
Onde comemorar
Segundo a pesquisa, no geral, metade dos consumidores paranaenses pretende comemorar o Natal na casa de familiares, sobretudo os de Maringá e os mais jovens. Em segundo lugar aparecem os que pretendem comemorar em casa, principalmente os consumidores de Curitiba e Guarapuava.
Veja a pesquisa na íntegra AQUI.
Fonte: Faciap